Resgate e valorização das sementes tradicionais e crioulas

Com objetivo de garantir a segurança alimentar e o auto abastecimento das famílias rurais, a Epagri local em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura está promovendo o resgate e a multiplicação de sementes tradicionais e crioulas.

A Epagri através dos técnicos que atuam no estado sempre se preocupou com a preservação destes materiais genéticos. Eles representam uma tecnologia importante do ponto de vista social, ambiental e econômico. Algumas regiões já trabalham com este resgate, como é o caso de Irineópolis no Planalto Norte do Estado, onde agricultores produzem milhos crioulos dentre outras culturas para a merenda escolar com baixo custo e boa produtividade além de garantir um alimento de qualidade para as crianças.

Baseado nesta experiência, buscou-se neste município algumas variedades de milho, feijões, dentre outros, que estão sendo difundidas em Treze de Maio e chamando a atenção dos agricultores que relembram as variedades que seus pais e avós cultivavam.

Para a extensionista social da Epagri, Jerusa Pereira Rodrigues, "este trabalho possibilita a troca de saberes culturais entre as famílias e o preparo de alimentos de qualidade".

De acordo com a Eng.ª Agrônoma da Epagri de Treze de Maio, Danieli Zitterell, o principal objetivo é buscar preservar as variedades tradicionais de sementes para que não se percam. "São sementes de domínio público, passadas de geração em geração e que guardam uma riqueza muito grande de biodiversidade, garantindo o auto-abastecimento da propriedade rural", destaca.

O secretário de agricultura, Albertino Viel destaca a importância deste trabalho e convida: "se você tiver algum tipo de semente tradicional, crioula, seja qual for, ou interesse em buscar outras variedades, procure a Epagri ou a Secretaria de Agricultura de Treze de Maio para contribuir com a manutenção e preservação destas".

Maiores informações, Epagri (48)36319489