Crianças do Pré-escolar ouvem histórias de vida

O contato direto com a história pode se dar de vários jeitos. Um deles é ouvir os mais idosos, já que são fontes vivas que podem narrar costumes e modo de vida de toda uma época. E foi o que fez o pré-escolar do CEI "Tia Raquel, de Treze de Maio, onde visitaram o morador mais antigo da comunidade de Rio Vargedo, Xisto Salvan.

De acordo com a professora Maristela Sartor, este contato fortalece o respeito e resgata as brincadeiras de décadas atrás. "O senhor Xisto nos recebeu com muito carinho respondendo a todas as perguntas das crianças, mas o que mais nos chamou a atenção foi sua lucidez e vivacidade, pois quando chegamos ele estava preparando um canteiro para o plantio de feijão", explicou.

O senhor Xisto também explicou como uma família de 11 filhos fazia para sobreviver, sendo que o principal ingrediente era o respeito uns pelos outros. Mais tarde casou-se e teve seis filhos, hoje é viúvo e mora sozinho, pois gosta tudo "do seu jeito".

A diretora do CEI "Tia Raquel", Glória Cristina Salvan Bernardo aproveita para agradecer ao morador e pela recepção. "Foi uma manhã muito prazerosa e educativa", finalizou.