Agricultores de Treze de Maio visitam Bom Jardim da Serra
Agricultores de Treze de Maio subiram a serra nesta terça (26), para verem de perto como funciona o turismo rural na região de Bom Jardim da Serra.
No primeiro momento, visitaram a usina eólica de Bom Jardim da Serra, onde técnicos explicaram o funcionamento do parque e de como este empreendimento está ajudando a alavancar o turismo da região, bem como a agregação de valor ao local onde está instalada.
Em seguida, foram ao mirante onde foram recepcionados por membros da A.B.A. (Associação Bonjardinense do Artesão), que comentaram sobre o turismo e de como ele está gerando renda extra para as famílias, neste caso, através do artesanato e de produtos artesanais, com por exemplo geléias, doces, pinturas das mais variadas, objetos de decoração, lembrançinhas, entre outros.
O próximo local visitado foi a fazenda Santa Rita, que é uma pousada e restaurante, o casal proprietário recebeu o grupo. Na conversa com o grupo, o casal relatou a trajetória da fazenda e a satisfação em receber o turista, além de esclarecer as dúvidas que surgiam pertinentes ao turismo rural.
A última fazenda visitada, Morro Grande, também recepcionou de maneira excelente, o casal proprietário também deu seu relato sobre o empreendimento e de como o turismo agregou valor à propriedade, além da geração de renda extra.
Para a extencionista social da Epagri de Treze de Maio, Jerusa Pereira Rodrigues, estas visitas de campo incentivam ainda mais os agricultores. "No grupo que visitou Bom Jardim da Serra havia pessoas que já trabalham e outras com grande potencial no turismo rural, e este contato corpo à corpo do grupo com as pessoas que lidam com o turismo é de extrema importância. É preciso que as famílias do meio rural se organizem para acolher em suas propriedades esses turistas, oferecendo produtos e serviços de qualidade com identidade local e com isso, ganhar dinheiro", comentou.