Karatê conquista admiradores em Treze de Maio

O Karatê é uma forma de arte marcial japonesa que enfatiza as técnicas de ataque (socos e pontapés) ao invés das técnicas de luta corpo-a-corpo. Originalmente a palavra karatê significa "de mão vazia", mas para quem o pratica, também quer dizer respeito, disciplina e companheirismo.

E foi com este pensamento que o Contador Pedro Parise Geraldo passou a praticá-lo 31 anos atrás. Hoje ele é professor de Karatê em duas turmas, uma em Treze de Maio e outra em Pedras Grandes.

Pedro conta que a academia de Treze de Maio já existe há dois anos e meio, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal, sendo que o estilo mais difundido é o Shotoka, que também é o mais comum em campeonatos, sendo que alguns alunos já conquistam expressivos resultados nas diversas competições que participam.

O professor considera o Karatê um esporte disciplinador, sendo desta forma muito importante não só para o desenvolvimento físico, como também para a formação do caráter dos seus praticantes. "Queremos combater principalmente o desconhecimento que as pessoas têm deste esporte, pois quem o pratica dificilmente se mete em confusões, já que o Karatê reafirma os valores morais e controla o espírito agressivo que todos nós temos, além da integridade, tanto de corpo quanto mente". E complementa, "o Karatê é vida, é educação, é aperfeiçoamento do caráter", enfatizou.

A intenção da escola, além das citadas acima, também é o de formar cidadãos e atletas que possam representar o município na região, no estado e quem sabe no país. Quem quiser ver de perto, ou até mesmo participar da escola, as reuniões acontecem nas segundas e quartas-feiras, na antiga "Locadora do Mala", a partir das 20h.