Treze de Maio recebe certificação da "Delimitação da Área Geográfica dos Vales da Uva Goethe"
O município de Treze de Maio, juntamente com mais 07 municípios da região recebeu nesta quinta (01), em uma seção solene da Assembléia Legislativa do Estado em Urussanga, a certificação da "Delimitação da Área Geográfica dos Vales da Uva Goethe", reconhecida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A solenidade contou com a participação de várias autoridades políticas e da sociedade civil, sendo que Treze de Maio foi representado pelo seu secretário municipal de Agricultura, Albertino Viel.
Na condição de idealizador do evento, o deputado José Nei Ascari (PSD) ressaltou que a determinação deste trabalho resultou na conquista do certificado de indicação geográfica, de procedência do Vale da Uva Goethe, emitido pelo INPI. "Com a emissão do selo agregamos o valor do produto e da cultura, porém hoje nossa homenagem visa agregar o valor do produtor nesta conquista", ressaltou.
Já o secretário de agricultura de Treze de Maio, Albertino Viel, ficou muito lisonjeado com a participação do município nesta homenagem. "Agora podemos ter mais uma identidade cultural, já que temos alguns produtores de uva goethe no município, e sendo assim podemos usar este beneficio para ampliarmos ainda mais a oferta de produtos que agregam valores tanto para a agricultura quanto para o turismo de nossa região", comentou. Esta é a primeira Indicação Geográfica de Santa Catarina reconhecida pelo INPI. O registro oficial foi publicado em novembro de 2011 na Revista da Propriedade Industrial
Além de Treze de Maio, foram homenageados os municípios que fazem parte do território certificado dos Vales da Uva Goethe, que compreende Urussanga, Pedras Grandes, Morro da Fumaça, Cocal do Sul, Orleans, Nova Veneza e Içara.