Nunca é tarde para o conhecimento

Para muita gente, estudar exige mais do que um esforço para aprender. É um verdadeiro desafio em que nem a idade é um fator de obstáculo quando se tem força de vontade para chegar ao conhecimento. No município de Treze de Maio, um aluno do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Prefeitura é exemplo de superação e busca pelo saber.

Ele tem 65 anos e prova que com força de vontade tudo é possível: até realizar o sonho de voltar a estudar. José Silvano Vieira é aposentado e mora na comunidade de Rio Vargedo. Desde cedo, sempre teve que trabalhar e a escola ficou para traz ainda no 2° ano primário. A chance de voltar a estudar surgiu com o EJA. Como todos os outros alunos do EJA, seu José estuda à noite e está cursando o as séries iniciais do Ensino Fundamental.

José dá um recado para aqueles que desejam voltar a estudar, mas que ficam com receio de entrar numa sala de aula. "Não tem idade para a gente ser feliz e conseguir o que se tem vontade, e até porque é melhor aprender do que ficar enfiado dentro de um boteco", comentou.

De acordo com a diretora da escola, Andréia F. Lemos Fregnani, a presença de José despertou a admiração dos mais jovens."Ele é perseverante, tem vontade de aprender. Faz questão de chamar o professor para uma explicação mais detalhada", disse.

Já a professora Glória Bardini, responsável pelas aulas, também admira a atitude de José. "Ele é muito esforçado e não mede esforços para aprender, e pelo que vejo tem grande vontade de seguir adiante nos estudos", elogiou.