CEI Cirandinha foi desativado
O Conselho Municipal de Educação de Treze de Maio, no dia 17 de maio de 2011, decidiu que o Centro de Educação Infantil Cirandinha, localizado na comunidade de Lageado, deveria ser desativado temporariamente. O motivo, falta de alunos.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Gabriella Silvano Craveiro, segundo a resolução 001/99, artigo 21, o número mínimo para o funcionamento de creches, CEI's e pré-escola é de oito alunos e o CEI Cirandinha atendia somente três alunos, sendo assim, dois deles foram transferidos para o Núcleo Municipal de Ensino Giácomo Bez Fontana, no distrito de São Gabriel e um foi para o Centro de Educação Municipal, no centro.
"A discussão sobre a possibilidade deste ato já vem sendo discutida desde o final do ano passado. Esperávamos que a demanda de alunos aumentasse, mas sem sucesso. A decisão tomada não levou em consideração apenas o que estava no resolução 001/99, mas pensamos principalmente no processo de ensino e aprendizagem, na qualidade do ensino e na necessidade de interação das crianças. Todo o processo de sensibilização para a melhor adaptação das crianças foi realizado com o auxílio dos pais, funcionários e técnicos das escolas", explicou Gabriella.
Além disso, não haverá nenhuma perda para aquela comunidade, já que a linha de ônibus do transporte escolar foi readequada.