Incentivo à bovinocultura de leite

Uma reunião promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura de Treze de Maio em parceria com a Epagri e apoio da Cidasc, reuniu nesta sexta (20), na UNAF, pecuaristas do município para apresentar novas técnicas e orientações sobre manejo e melhoramento genético do gado de leite.

A bovinocultura leiteira tem crescido muito nos últimos anos no município, e grande parte desse sucesso deve-se ao incentivo que o grupo acima dá aos produtores, além do empenho deles mesmos em buscar inovações nesta área, como o sistema de piquetes, alimentação adequada, entre outros. E esse melhoramento vem trazendo resultados cada vez melhores, basta observar os resultados de produção obtidos com os animais de hoje se compararmos ao modo antigo de manejo, onde não havia cuidado, por exemplo, na seleção de material genético, hoje alcançado através da inseminação artificial.

De acordo com a Eng. Agrônoma da Epagri, Jucimara Gisele Silva, os produtores ao longo do ano também receberão cursos, palestras e até excursões para visita de campo ou eventos.

Já o secretário municipal de Agricultura, Valmir Cescon perdoná, enfatizou o apoio que a secretaria tem dado aos pecuaristas, principalmente aos que declaram o produto, no caso o leite, através da Nota do Produtor Rural. "Neste ano, o produtor que declarou entre 70% a 100% de sua produção recebeu um bônus da secretaria em forma de horas máquina ou inseminações artificiais em seu rebanho, mas a partir de agora, só que estiver entre 90% a 100% receberão o bônus, já que não há nenhum prejuízo ao pecuarista se ele tirar a nota corretamente. Esta é uma forma de trazer mais recursos ao município e em troca oferecer mais serviços ao produtor", enfatizou.