Participantes do Hiperdia se reúnem
Prevenção e controle, este é o lema dos freqüentadores do hiperdia das Unidades de Saúde de Treze de Maio. Tanto que nesta quarta (27), a enfermeira do município, Daniela Leandro Teodoro, da Unidade de Saúde do Centro reuniu no salão paroquial do distrito de São Gabriel pacientes hipertensos e diabéticos que fazem acompanhamento naquela comunidade para uma palestra onde o assunto principal era o diabetes.
A enfermeira falou sobre os sintomas e riscos da doença. "No Brasil são aproximadamente 15 milhões de diabéticos, e muitos deles não sabem os cuidados que devem ter, principalmente com os pés, já que eles perdem a sensibilidade com a doença, sendo assim, o paciente pode se machucar seriamente e corre o risco até de amputação, além disso, a cicatrização nos diabéticos é bem mais lenta e demorada. Também discutimos sobre possíveis cegueiras e a alimentação correta, acompanhada da medicação para que o tratamento seja eficiente", explicou.
O Hiperdia é um programa que atende hipertensos e diabéticos em vários grupos espalhados por todo o município. Os integrantes do Hiperdia participam durante o ano de exames, palestras e recebem diversas orientações para manter uma qualidade de vida, além de receberem medicamento para o tratamento de diabetes e hipertensão.