Gincana educativa
O Centro de Educação Municipal (CEM), de Treze de Maio está promovendo uma gincana no mínimo diferente das tradicionais. Aqui não importa quem é o mais rápido ou quem consegue a maior quantia de determinado objeto, mas sim o desempenho escolar, já que o principal objetivo desta gincana é o de melhorar o rendimento escolar de todos os alunos matriculados no CEM, lembrando que o esforço depende de cada um, porém a turma deverá estar engajada para ser contemplada com as premiações bimestrais que poderão conquistar.
Em cada sala de aula estão afixados cartazes com as advertências, ou seja, com o que os alunos NÃO podem fazer, já que os alunos que tenham tido uma ou mais advertências quer verbais ou registradas poderão ter um nível de comportamento "Suficiente" ou "Insuficiente" sendo que neste item deverá ter a intervenção de toda a turma para não ser prejudicada no resultado final. Para ser ganhadora do premio, a classe deverá atingir no mínimo 70% (setenta por cento) do cumprimento das regras estabelecidas no regulamento, sendo que, o aluno que não cumprir com as regras, ficará fora de usufruir a premiação junto com os demais alunos da classe.
Esta medida será aplicada sempre que, ocasionalmente e sem justificação, o aluno:
Não seja pontual às aulas; Não possua o material indispensável às aulas; Não tenha realizado os trabalhos; Não está fazendo as tarefas; Não apresente uma postura correta na sala de aula ou em outro local do CEM; Não utilize o uniforme que esteja definido pela escola; Utilize de maneira errada ou suje as instalações e/ou material escolar ou algum bem pertencente a outros membros ou colegas; Não participe das aulas; Apresente atitudes de indisciplina que perturbe o bom andamento da aula e atividades; Desrespeite os colegas; Desrespeite professores e funcionários;
Nesse sentido, é muito importante viabilizar a construção de hábitos de estudo que, de alguma forma, possa despertar o interesse pelas disciplinas, e aumentar o processo de construção do conhecimento. Esta atividade será aplicada até o final do ano letivo no projeto "Hábitos de Estudo", e segundo a Diretora Adriane Bez Fontana Margotti, está alcançando resultados além do esperado.