Agricultores buscam novos conhecimentos através de viagem técnica
Neste sábado (26), os agricultores de Treze de Maio que fazem parte da Feira da Agricultura Familiar e do Grupo Temático de Renda visitaram o município de São Ludgero. A viagem promovida pela Epagri com apoio da Prefeitura Municipal proporcionou ao grupo o conhecimento da realidade dos agricultores familiares que trabalham com agregação de valor e participam da feira colonial de São Ludgero.
A feira acontece no centro da cidade, onde as famílias se organizam em grupo para comercializar seus produtos.
"Encontramos um grupo unido, determinado, organizado e animado, produtos diversificados e de qualidade, com identidade cultural. Ficou a certeza que a comercialização em feiras é uma boa alternativa de renda para a agricultura familiar, agrega valor aos produtos, resgata e valoriza a identidade do meio rural", comenta Jerusa Rodrigues Pereira, extensionista da Epagri de Treze de Maio.
O grupo também visitou o "Cantinho da Vovó Vanda", propriedade de Vanda, Irineu e Nilva Tenfen Loch, agricultores que produzem bolachas e doces, que são comercializados na feira e também para a merenda escolar. "Sou assistente social, trabalhava em Criciúma, decidi voltar para o interior e trabalhar com produtos coloniais e não me arrependo" comenta Nilva, filha de Vanda e Irineu. A família restaurou a casa antiga com mais de 100 anos e pretende montar o primeiro café colonial do município.
"Percebemos que união, persistência, muito trabalho somado a produtos típicos do município, qualidade e carinho, é que garantem o sucesso da feira, e com esta visita voltamos com idéias para a nossa feira aqui do município", comentam os agricultores.