Demonstração de capoeira

Nesta terça (26), os alunos das redes estadual e municipal de ensino tiveram contato com um esporte um tanto diferente dos que costumam praticar, a capoeira.

A vinda do grupo Cordão de Ouro, que trabalha com crianças e adolescentes carentes em Braço do Norte, foi a convite do acadêmico de Educação Física Lenoir Cancelier e da professora de Educação Física Ieda de Souza.

A capoeira é uma expressão cultural Afro-brasileira que mistura luta, dança, cultura popular, música. Desenvolvida no Brasil por escravos africanos e seus descendentes, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos. Uma característica que a distingue da maioria das outras artes marciais é o fato de ser acompanhada por música.

Para Lenoir, o principal objetivo era que os alunos tivessem contato com este esporte. "Todos puderam ver que a capoeira não é só uma luta, mas sim todo um contexto de respeito com o outro, amizade e cooperação, além disso, a grande maioria só teve contato com esta luta através de televisão, e esta apresentação foi justamente para que eles tenham esse primeiro contato com profissionais sérios e qualificados", comentou Lenoir que complementa, "também aproveito para agradecer, em meu nome e da professora Ieda, ao professor de capoeira Agostinho Francisco da Silva Higino, o popular pé-de-moleque, pela parceria e brilhante atuação junto às crianças e adolescentes", agradeceu.