Novos membros do FUNDEB

Tomaram posse os novos membros do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) em Treze de Maio, sendo que os eleitos foram: Presidente: Adriane Bez Fontana Margotti; Vice-presidente: Mariléia de Pieri Bressam; Secretária: Zenilde Hilário Lucas.

De acordo com a Orientadora Educacional do município, Maristela de Prá, os recursos do Fundo destinam-se a financiar a educação básica (creche, pré-escola, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos). "O FUNDEB permite a inclusão progressiva de todas as crianças em creches e pré-escolas, e faz ainda com que todos os jovens e adultos sem escolarização ou concluintes da educação fundamental possam também concluir o Ensino Médio, garantindo o acesso de toda população escolarizável a todos os níveis da Educação Básica", comentou.

Já a Coordenadora Pedagógica Municipal, Gabriella Craveiro também explica que o FUNDEB não é considerado Federal, Estadual, nem Municipal. "Por se tratar de um Fundo de natureza contábil, formado com recursos provenientes das três esferas de governo (Federal, Estadual e Municipal), a destinação dos investimentos é feita de acordo com o número de alunos da educação básica, com base em dados do censo escolar do ano anterior. O acompanhamento e o controle social sobre a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do programa são feitos em escalas federal, estadual e municipal por conselhos criados especificamente para esse fim, como acontece, inclusive aqui, em nosso município", explicou.