Ações da Secretaria da Saúde
Um bom atendimento na área da saúde não se resume somente a médicos e técnicos, mas também na qualidade dos serviços prestados pelo setor de farmácia. Por isso, nesta quinta (14) e sexta (15) houve a elaboração do Plano de Assistência Farmacêutica, com o objetivo de planejar as ações para o setor de farmácia no município de Treze de Maio em 2007/2008.
De acordo com a Farmacêutica da prefeitura Bruna Monteguti, a Assistência Farmacêutica envolve ações voltadas para a promoção, proteção e recuperação da saúde, tendo o medicamento como insumo essencial, visando o acesso e ao uso racional. Por isso, as etapas que o constituem precisam estar bem estruturadas e articuladas, "este plano visa uma mudança na realidade através de prioridades, estratégias e ações. Os recursos financeiros são importantes para que a assistência farmacêutica aconteça, mas a organização de serviços e o planejamento são essenciais", esclareceu.
A Secretaria de Saúde de Treze de Maio também ofereceu às suas Agentes de Saúde uma motivação com a Supervisora do Programa de Controle da Dengue de Tubarão, Cláudia Besaliete Ochs nesta quinta (14). A palestrante comentou sobre os sintomas da doença, formas de contágio e apresentou os focos em Santa Catarina, que já são 868, sendo que foco é todo depósito com água contendo a forma de larva do mosquito Aedes aegypti, que é o mosquito que transmite a doença, mas para transmiti-la, este mosquito tem que picar uma pessoa infectada.