Proerd forma mais uma turma

O PROERD (Programa Educacional de resistência às drogas e à violência), tendo como modelo o D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), desenvolveu-se no Brasil, com o objetivo primordial de atuar na prevenção do uso de drogas por crianças e adolescentes. 


O Projeto desenvolvido por um grupo composto por psicólogos, psiquiatras, policiais e pedagogos, na sua implantação, obteve sucesso em todos os Estados Norte-Americanos, como posteriormente em mais de 40 países conveniados ao Programa. No Brasil o D.A.R.E chegou em 1992, através da Polícia Militar do Rio de Janeiro, e em 1993 pela Polícia Militar de São Paulo, recebendo o nome em português de Proerd. Atualmente alguns estados da federação, através de suas polícias militares, adotaram o Proerd, entre eles Santa Catarina, onde chegou no 1º semestre de 1998.


O programa tem por objetivo a prevenção ao uso de drogas entre crianças em idade escolar, o qual será desenvolvido através do f ornecimento de informações aos estudantes sobre álcool, tabaco e drogas afins, ensinando os estudantes, na prática, as formas de dizer não às drogas, esclarecendo os estudantes a tomar decisões e as conseqüências de seus comportamentos, além de trabalhar a auto-estima das crianças, ensinando-as a resistir às pressões que as envolvem.


Em Treze de Maio, onde o Proerd foi muito bem recebido, formou-se mais uma turma nesta sexta (21), com mais de 120 alunos das 4ª. Séries de todo o município. Na ocasião, estiveram prestigiando a formatura o Deputado Estadual Joares Ponticelli, o prefeito em exercício Pedrinho Silvestro Marcon, o presidente da Câmara de Vereadores Valmir Cescon Perdoná, empresários, colaboradores e várias outras autoridades do município.


No alegre evento, também participaram as meninas do coral italiano infantil de Pedras Grandes, engrandecendo ainda mais a noite. Na ocasião, também foram premiados os alunos Jeferson Varnier Alano, Renata Rodrigues Alano, Gilian Fernandes Vitoretti, Henrique da Silva Silveira e Vanildo Selinger Ferreira com uma bicicleta cada pelas melhores redações que tinha como tema “O que o Proerd mudou em minha vida”.


A Secretaria de Educação de Treze de Maio também quer agradecer à Coorsel, Everton Transportes, Inquil, Pieri Molon e Marcon Materiais de Construção pela doação das bicicletas entregues aos alunos que tiveram suas redações escolhidas.