Treze de Maio adota medidas no controle de borrachudos
A população de Treze de Maio tem reclamado da presença indesejável de borrachudos nas comunidades de Treze de Maio, a vereadora Mirieli Magagnim e o Vereador Albertino Viel solicitaram ao Município que adote medidas de controle capazes de reduzir este incômodo.
Os borrachudos se criam e passam a sua fase de larva e pupa em rios e córregos com água corrente, condição esta comum nos cursos de água da região. Também são mais frequentes em cursos de água poluídos por esgoto ou dejetos de animais, sem mata ciliar, com pouca população de peixes nativos e outros predadores de larvas. O borrachudo, na sua vida de adulto suga o sangue das pessoas e dos animais interferindo de forma negativa em atividades como a bovinocultura de leite o turismo rural e a vida geral das pessoas, especialmente daquelas que vivem próximas dos criadouros naturais.
A Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio de Treze de Maio realizou no dia 07/04/2021 o repovoamento de peixes nativos conhecidos popularmente como piavas, em alguns rios e córregos do Município, visando principalmente o controle de borrachudos. Foram distribuídos cerca de 50 000 alevinos de piava em locais diferentes, adotando as técnicas recomendadas para o manejo destes peixes. A produção dos alevinos de piavas foi realizada na estação de produção de alevinos do Sr. João B.C. Borges – Janga, experiente no assunto, a partir de populações pré-existentes no ambiente local.
Estes peixes haviam se tornado escassos nos cursos de água locais depois de efeitos climáticos, presença de poluição, ou outros fatores tornando esta medida mais apropriada para cumprir funções ambientais e de controle destes insetos, ressaltando que não foram utilizadas espécies de peixes exóticos.
Na sequência será realizado, conforme disponibilidade, o uso de inseticida biológico BTI nos cursos de água das comunidades mais afetadas pelo borrachudo, ressaltando que está sendo buscada a compra deste insumo com apoio do Colegiado de Agricultura da Amurel e do Governo do Estado, já que este é um insumo bastante caro, exige procedimentos de aplicação nos cursos de água mais difíceis de executar e precisam envolver a colaboração de toda a comunidade para que se obtenha os resultados satisfatórios. Este trabalho representa a continuidade dos trabalhos já realizados em períodos anteriores e é preciso sempre aperfeiçoar o modo de agir de forma preventiva, com isso se atinge bons resultados.