Agricultor colhe batata cará de 75 kg

O pecuarista Adélcio Vitoretti, da comunidade de Rio Salto, em Treze de Maio, se surpreendeu ao desenterrar uma batata cará de 75 quilos em sua propriedade. De acordo com ele, nunca havia colhido algo semelhante, tanto que a batata ficou em exposição na Festa do Agricultor no espaço da Secretaria de Agricultura/Epagri/administração municipal para apreciação, despertando a curiosidade de quem passava pelo local.

A batata cará é originária da Ásia e África, foi trazida para o Brasil pelos escravos. O cará é pouco conhecido no país e a produção comercial pequena, sendo mais encontrado nos quintais domésticos. É uma trepadeira rústica e pouco exigente no manejo. A melhor época para plantio é o período que vai de junho a setembro, tempo em que também se faz a colheita. Na culinária: o cará pode ser usado em diferentes preparações. O cará do ar, também chamado de batata pedra e moela é um ingrediente versátil na cozinha. Além de se conservar fresco por vários dias ele pode ser usado em rocamboles salgados, sopas, pães, purês, suflês e pratos doces como pudins e bolos. Já o cará da terra tem a polpa branca, sendo ideal para purês, escondidinhos, acrescentar em pães e bolos, grelhados e temperada com ervas aromáticas, bem como para sopas e cremes. E se você produz esta batata, abaixo uma receita para aproveitar todo o saber do vegetal:

PÃO DE CARÁ

 1 xícara de farinha de trigo; 2 xícaras de farinha de milho; 1 xícara de cará moído (cru ou cozido); 1 colher (sopa) de fermento; fermento biológico, 1 colher de banha, 2 ovos sal a gosto

MODO DE FAZER: Retire a casca do cará e rale. Misture com os ingredientes e deixe descansar. Não é preciso utilizar água para sovar o pão, pois o cará já dará a umidade necessária. Caso precise, utilize um pouco de água para que a massa chegue ao ponto ideal. Coloque em forma untada e deixe crescer novamente. Assar em forno pré-aquecido em temperatura de 180°C por 40 a 50 minutos.