Treze de Maio agora possui seccional da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina

Resgatar as tradições, a literatura, a poesia e as expressões artísticas e culturais. Esse tem sido o objetivo da Academia de Letras do Brasil Santa Catarina (ALBSC). Escritores, poetas, artistas, professores e outros profissionais apaixonados pela cultura se reúnem em diversos municípios do Estado com o intuito de promover a cultura local.

Nesse sábado, foi inaugurada a ALBSC Seccional Treze de Maio. Durante a solenidade foram diplomados os acadêmicos que voluntariamente iniciam um projeto de fomento à literatura e às expressões culturais no município que preserva as raízes da colonização italiana.

De acordo com o presidente da ALBSC , o professor Miguel João Simão, a academia estadual busca alcançar todos os municípios por meio da abertura de seccionais. “Temos alcançado as cidades menores com o fomento à cultura e oportunizando os escritores que estão no anonimato”, afirma. O professor relata que a partir da criação das academias a próxima meta é alcançar as escolas. “Já temos oito academias mirins escolares no Estado e queremos incentivar as crianças e adolescentes a serem agentes transformadores por meio de ações culturais”, ressalta.

O comunicador, radialista e presidente da Microregional Amurel da ALBSC, Fernando Carvalho, conta que a microregional abrange 22 municípios da região Sul e no último ano já implantou academias em cidades como Tubarão, Imbituba, Laguna, Gravatal, Treze de Maio, Imaruí, Criciúma e Garopaba, que dará posse aos novos acadêmicos no próximo dia 5. “É um trabalho árduo e que não pode parar. Temos que criar e ajudar a desenvolver a cultura com todas as dificuldades, inclusive a financeira, pois não temos apoio dos poderes públicos. Somos voluntários e por amor à literatura de Santa Catarina continuamos desenvolvendo a cultura”, afirma.