V Conferência Municipal de Saúde é realizada em Treze de Maio

A Secretaria Municipal de Saúde de Treze de Maio, juntamente com o Conselho Municipal de Saúde realizaram nesta quarta (24) a V Conferência Municipal de Saúde, que teve por objetivo avaliar a situação da saúde, propor condições de acesso, acolhimento, definir diretrizes e prioridades para as políticas de saúde e desenvolvimento do controle social.

Na oportunidade foram trazidas opiniões dos presentes com o intuito de fortalecer e colaborar com a saúde da população de Treze de Maio, além de contribuir para a efetivação do Sistema Único de Saúde – SUS, sendo que este ano o tema central foi “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar bem das Pessoas: Direito do povo brasileiro”.

O secretário de Saúde, Gedson Gislon, falou na abertura do evento da importância deste debate com a sociedade. “A conferência é um movimento de participação popular. Um momento para reconhecer o que está bom e apontar o que está ruim ou deficiente e, além disso, ouvir à população e debater os temas propostos, sendo que a participação de todos é fundamental para definirmos as políticas públicas na área da saúde”, afirmou.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Terezinha Rechia Mariot, destacou que a Conferência vem como um espaço de diálogo. “É de extrema importância que a população participe de um evento como a Conferência, que visa buscar um rumo para uma saúde cada vez melhor, com equidade, humanidade, acessibilidade e de boa qualidade”, comentou Terezinha que ainda agradeceu a presença de todos que aceitaram o convite para participar do evento.

Da V Conferência Municipal de Saúde foi elaborado um relatório que será então encaminhado para a VII Conferência Estadual, em Lages, e destacará as diretrizes construídas e aprovadas pelos participantes desta Conferência Municipal. Os representantes do município que irão à Conferência Estadual são: Celso Martental, Terezinha Rechia Mariot, Jackeline Melo Costa e Marlize Vitorassi de Pieri.