COSIP passa a ser cobrada em Treze de Maio

A partir deste mês de junho, a Administração Municipal de Treze de Maio passou a cobrar na conta de luz, o Custeio dos Serviços de Iluminação Pública (COSIP), lei que já havia sido sancionada em 2003 pelo então prefeito Itamar Bressan Boneli e que já deveria entrar em vigor a partir de janeiro de 2004.

Segundo o prefeito, Clésio Bardini de Biasi, o objetivo da cobrança da COSIP é custear a despesa com a iluminação pública do município, que será rateada pelos munícipes, de acordo com critérios definidos na lei municipal 471/2003, a contribuição então, se dá mediante ao consumo de KW/h por consumidor, seguindo uma tabela de consumo. "Não podemos deixar de cobrar a contribuição pois isso implicaria em renúncia de receita, que é a desistência do direito de cobrar um crédito tributário (na sua totalidade ou parcialmente), manifestada por uma lei municipal. Isso no futuro pode, inclusive, prejudicar a aprovação das contas públicas", esclareceu o prefeito.

Mas Clésio também já pensa em como reverter isso em favor do município. "Já que é cobrado, vamos agora investir em instalação, manutenção, melhoramento e expansão da rede de Iluminação pública, aumentando ainda mais a segurança", comentou.