Treze de Maio no Pacto Nacional pela Alfabetização
A Secretaria da Municipal de Educação, Mariléia Burato de Pieri Bressan se reuniu com o prefeito Clésio Bardini de Biasi, o vice-prefeito, Agnaldo Carara, equipe técnica e professores do ensino fundamental nesta terça (19), no Centro de Educação Municipal "Profª Nair Formentin Silva", para o lançamento oficial do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Este programa, que foi desenvolvido pelo Ministério da Educação, existe há dois anos, mas pela primeira vez está sendo apresentado em Treze de Maio.
De acordo com Mariléia, o PNAIC é um compromisso formal assumido pelo Governo Federal, Estados e municípios para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. "Todo mês serão realizadas formações para qualificar todos os professores que atuam do 1° ao 3° ano do ensino fundamental para que alcancemos o objetivo do programa", explicou.
Para a Orientadora de Estudos do PNAIC, Maristela de Constante de Prá, o pacto requer o comprometimento de todos os envolvidos. "Ele traz diretrizes e instruções normativas quanto à necessidade de todos os municípios aderirem ao compromisso de alfabetizar os alunos até o 3º ano do Ensino Fundamental. Além disso, o pacto visa também a reduzir a distorção de idade e série da educação básica, ou seja, evitar que os alunos sejam alfabetizados depois dos oito anos", explicou.
Os professores envolvidos receberão bolsa no valor de R$ 200,00, para uma carga horária de 120 horas de curso de formação.