Treze de Maio no combate à raiva dos herbívoros
A prevenção da raiva no rebanho, principalmente o bovino, foi o tema de uma reunião nesta terça, 15, onde vários produtores se encontraram no Restaurante Du Nono, na localidade de São Roque, em Treze de Maio, para discutirem, e também aprenderem, sobre técnicas de prevenção contra a doença. A conferência também está em cumprimento ao Plano de Trabalho estabelecido no Convênio 756431/2011-2015 firmado com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
A palestra, que contou com a presença de produtores rurais, lideranças comunitárias, Agentes de Saúde Agropecuária-ASA e foi ministrada pela médica veterinária Renata Affonso Gaspar, que abordou sobre a importância da adoção de medidas para o controle da Raiva, de modo a erradicá-la dos rebanhos.
A recomendação é que os produtores vacinem seus animais e notifiquem a Cidasc se houver em suas propriedades os refúgios que abrigam os morcegos hematófago, que são os principais transmissores desta enfermidade. "É importante salientar que há uma equipe especializada na captura e controle do morcego hematófago e que o produtor não deve tentar fazer a captura ele mesmo, devido ao perigo de contrair Raiva", alertou a veterinária.
Renata também alertou que em casos de mordeduras em animais por morcegos hematófagos, os proprietários de animais devem comunicar imediatamente a Cidasc de seu município, para então se tomar as medidas necessárias.
Outro tema importante foi que, a partir de agora, a emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA) só será cedida aos produtores que estão obrigatoriamente em dia com a Nota Fiscal de Produtor.
Para o Médico Veterinário, Camilo Coelho Xavier, que auxiliou nos trabalhos do evento, a reunião foi de fundamental importância, pois esclareceu aos criadores em como proceder em casos de ocorrência da doença e das medidas a serem adotadas para prevenção.