Atraso nas colheitas preocupa agricultores
O excesso de chuvas que vem ocorrendo desde dezembro e a instabilidade no tempo tem preocupado os agricultores de Treze de Maio. As atividades mais prejudicadas são as de produção de arroz e a colheita de milho para silagem, sendo que esta serve de alimento para o rebanho bovino leiteiro no período de inverno.
Segundo o secretário municipal de Agricultura, Valmir Cescon Perdoná, há um atraso, pois os equipamentos não conseguem entrar nas lavouras para colher a silagem. "Não é por falta de máquinas ou implementos disponibilizados pela secretaria municipal de Agricultura, mas sim pelo fato do solo estar encharcado, o que é desfavorável para que se faça a colheita", explicou o secretário. No caso do arroz, grande parte das lavouras ficou inundada, o que está dificultando a colheita e prejudicando a qualidade dos grãos. De acordo com o Engenheiro Agrônomo Municipal, Geraldo B. Eller, a estimativa de perca para este produto no município é de 6 mil sacos.
Valmir também aproveita a ocasião para informar a contratação de uma nova médica veterinária, que já está fazendo um excelente trabalho junto aos pecuaristas.