Chuva causa estragos e assusta moradores

Os moradores de Treze de Maio foram surpreendidos pela enchente na madrugada desta quarta-feira (12). O rio que corta a cidade ao meio subiu aproximadamente 2m acima do nível normal e inundou ruas, casas e comércios localizados às margens. Algumas pontes do interior do município também ficaram cobertas pela água.

Muitas famílias ficaram preocupadas com suas casas, já que a inundação chegou perto de suas calçadas, mas não há registro de grandes estragos ou inundações de residências, apenas algumas casas ficaram isoladas no interior do município.

O prefeito Arilton Francisconi Cândido decretou situação de emergência e visitou alguns pontos afetados. Segundo ele, a Prefeitura está estudando soluções para conter as enchentes. "Estivemos em vários pontos de alagamento que atingiram a área rural para avaliar os danos. Agora vamos buscar medidas rápidas para o atendimento da população", enfatizou. 

Os mais jovens ficaram impressionados com a dimensão da enchente, já que o último alagamento desta proporção foi em 1983.

RECONSTRUÇÃO

O processo de reconstrução já começou no dia seguinte à enchente, na quinta (13), onde pontes, drenos e as principais vias de acesso foram priorizadas.

Na comunidade de São Sebastião, por exemplo, a secretaria de obras já reconstruiu uma ponte e agora trabalha na reconstrução de outras, como a da Linha Fragnani e a do centro, que com a cheia do rio Caipora e em função do grande volume de água das enxurradas, ficou com a cabeceira comprometida, já que apresentou rachaduras.

Na Linha Fragnani, a Secretária de Obras já realizou estudos para a reconstrução da ponte que foi derrubada pela chuva. Neste caso, a obra é mais complexa, pois o rio deteriorou a cabeceira.

De acordo com o secretário municipal de obras, Gilberto Dandolini Fontana, uma equipe da Secretaria de Obras já esteve nas estradas do interior, melhorando, assim, as condições de trafegabilidade nestas vias com serviços de patrolamento e colocação de base. "Estamos com frentes de obras em vários locais. A intenção é reparar os danos no menor espaço de tempo possível, trazendo assim, a normalidade ao nosso município", comentou.

Clique aqui para ver as fotos