Em Treze de Maio cresce a produção de hortaliças orgânicas

A produção de hortaliças orgânicas em Treze de Maio encontra-se em constante crescimento, e pouco a pouco, os agricultores estão aderindo a ela. Com apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Agricultura, a atividade têm a orientação do Engenheiro Agrônomo Municipal, Geraldo B. Eller.

No município, estão sendo cultivadas hortaliças orgânicas em 4 propriedades, e estando outras 4 propriedades em fase de transição entre a produção convencional e a orgânica. "É obrigatório que haja pelo menos um ano entre o último uso de adubos químicos e agrotóxicos e o início da produção orgânica, assim em abril de 2008, poderemos ter 8 produtores aptos e outros novos em fase de transição", explicou Geraldo.

Os Agricultores, entre eles o Sr. Adenor Bortolato, mostra-se bastante entusiasmado com esta técnica de cultivo, que segundo ele está viabilizando a sua propriedade, por apresentar menores riscos ambientais, menores custos e maior rentabilidade, além de representar a produção de alimentos com melhor sabor, valor nutricional, sem resíduos de agrotóxicos e, portanto mais saudáveis.
Para o Eng.º Agrônomo Geraldo B. Eller, "os produtos da agricultura orgânica geralmente apresentam o seu preço semelhante ou maior que os produtos convencionais da mesma espécie, porém se forem avaliados em relação a qualidade nutricional, culinária, etc, justificam-se valores maiores, por que afinal é preferível comer menos e melhor", defendeu.
Em Treze de Maio, as hortaliças produzidas neste ano/safra foram cenoura, beterraba, cebola, rabanete, couve brócoli, couve flor, pepino, batata, batata doce, aipim e vagem. A procura por hortaliças orgânicas é crescente, mas é preciso organizar melhor a atividade na região, desde a produção e certificação até a comercialização.