Dia Mundial de Luta contra a Aids

Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas – ONU. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/AIDS. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministro da Saúde.

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids teve como tema no Brasil este ano, o combate à discriminação contra os portadores do HIV. A sugestão do tema veio dos movimentos sociais e representantes governamentais ligados a programas de prevenção e tratamento da doença, lembrando que a discriminação é um dos elementos que influenciam o cotidiano de quem possui o vírus.

E para dar ênfase a esse dia, a Secretaria Municipal de Saúde de Treze de Maio, em parceria com o laboratório Laborvida, durante todo o dia 01 de dezembro, distribuíram folders educativos, explicando sobre a doença à população.

Também houve uma palestra para as 7º, 8° Séries e Ensino Médio Matutino sobre o tema.A enfermeira do PSF de Morro das Pedras e Coordenadora do Programa DST, HIV/Aids Clarice de Souza Duarte comemora os resultados, “o melhor meio para a prevenção ainda continua sendo a informação, já que somente através dela é que há o esclarecimento deste assunto que tanto nos atormenta nos dias atuais”, concluiu.